Ações
Dividendos: Smiles x Gol
Boa tarde, Tiago Reis e toda equipe Suno.
A Smiles pegou todo ou pelo menos quase todo o mercado de surpresa com a decisão acerca da distribuição de dividendos. Uns dizem que seria para uma futura aquisição, outros que seria para melhorar o consolidado da Gol. Tenho uma leve desconfiança que o motivo seja para melhorar o consolidado. A base para tal advém do pronunciamento técnico CPC 06 Revisão 2 que trata sobre Arrendamento Mercantil que entrará em vigor a partir do dia 01/01/2019. Após a sua entrada majoritariamente todos os contratos de leasing que atualmente estão classificados como operacional serão classificados como leasing financeiro. Com essa mudança a Gol terá que reconhecer o ativo proveniente da tal mudança e seu respectivo passivo no BP provcando um aumento significativo no seu passivo.
Isso poderia acarretar em um rebaixamento de rating, então, na tentativa de minimizar esse problema, a Smiles retém o máximo que puder para possibilitar a Gol apresentar um consolidado satisfatório para as agências. Sendo assim, não correrá o risco de ter que “pagar” mais pelo crédito na praça.
Faz sentido tudo isso? A Smiles não pagará além do obrigatório até o consolidado alcançar um patamar adequado para a gol?
2 Respostas
É uma possibilidade.
De qualquer forma, eu vejo duas coisas diferente do mercado, que a meu ver penalizou em demasia as ações da Smiles.
A) O fluxo de caixa para o acionista não mudou. Antes era um dinheiro que ia para o acionista na forma de proventos e agora ficará na empresa. Na prática, o dinheiro não sumiu. Esta no bolso da empresa e é do acionista.
B) É importante ter um sócio saudável. A Gol se tiver problemas pode trazer problemas também para a Smiles.
- mar 2018
- 14 mar
- mar 2018