Ações

@leonardorv em 13/11/2018

O Dogma da Diversificação

Colegas, sei que estamos longe da grandeza financeira de W. Buffett, mas deixo essa frase abaixo como reflexão:

A estratégia que nós adotamos impede que sigamos o dogma convencional da diversificação. Muitos entendedores diriam, portanto, que a estratégia é mais arriscada do que aquela empregada por investidores mais convencionais. Nós discordamos. Acreditamos que uma política de concentração de carteira pode seguramente diminuir o risco se ela aumentar…”

“Os Ensaios de Warren Buffett”. Página 103.

3 Respostas

  • @rodrigo_wainberg em 13/11/2018

    Deixo uma outra dele: ” diversificação é para os ignorantes. Faz pouquíssimo sentido para quem sabe o que está fazendo.”

    Warren Buffet entende muito de negócios. E por isso ele consegue avaliar melhor as probabilidades de sucesso de um investimento do que a maioria. Isto somente para aqueles negócios dentro do seu círculo de competência. Os outros ele descarta dentro da sua “too hard box”.

    Mesmo assim, a berkshire tem dezenas de negócio por debaixo da holding, então a diversificação veio com o tempo. Não é que ele tenha escolhido investir de maneira pulverizada, que é o que a maioria pensa quando fala em diversificação. Mas sim, as oportunidades foram surgindo em ativos diferentes ao longo dos anos. Então a diversificação é consequência.

    Todo investidor em ações que quiser aumentar a sua rentabilidade a longo prazo, terá que:

    • Aprender cada vez mais sobre negócios. Ler,ler,ler…
    • Definir seu círculo de competência
    • Saber esperar.
    • E quando a oportunidade surgir, investir de maneira mais agressiva.

    Se você não quiser chegar neste nível, investindo de maneira mais passiva, a diversificação é obrigatória.

    Nesse caso você está se protegendo da ignorância. A sua.

  • @leonardorv em 13/11/2018

    Sem dúvida Rodrigo. Como ele mesmo diz: “o risco é proporcional ao conhecimento de causa”. Quanto mais sabemos sobre negócios, análises, mercado e economia, menor o risco.

    Eu creio que o mais difícil seja adquirir conhecimento e coragem suficiente para investir sozinho. Eu sou advogado e estou melhorando meus conhecimentos, mas ainda não me sinto seguro de navegar no mercado sem um guia.

    Não quero cair naquela outra frase dele: “se você está em uma mesa de poquer a 30 minutos e não sabe quem é o trouxa, você é o trouxa”.

  • @makslane em 14/11/2018

    Luiz Barsi também segue a linha de que a diversificação vem com o tempo:

    https://www.youtube.com/watch?v=b8eb6aSQ_n4

     

    Eu creio ser essa a melhor forma de diversificar.

  • nov 2018
  • 13 nov
  • nov 2018