Investimentos
Dividendos, bonificações e JCP são coisas de brasileiro?
Existe uma linha de pensamento que julga os dividendos, bonificações e JCP como coisas de brasileiro.
As empresas poderiam com isso reinvestir o lucro muito melhor que nós investidores. Apple por exemplo, pagou em raras ocasiões.
Vocês acham que eliminar a obrigatoriedade de distribuir os 25% de lucro é prejuízo ao investidor ou uma evolução natural?
5 Respostas
Eu realmente não sei da onde essa ideia veio, até suspeito, mas prefiro não comentar.
Sobre Dividendos/Bonificações/JCP serem coisas de brasileiro: não existe nenhuma base para isso.
As empresas são obrigadas a distribuir ao menos 25%, porém podem colocar em seus estatutos para não o fazerem. Também é importante notar que mesmo com a obrigação de se distribuir somente 25%, MUITAS empresas distribuem mais do que isso, ou seja: elas não enxergam outra alocação melhor de capital.
As empresas possuem uma curva de amadurecimento, após a qual não sobram muitas oportunidades de uso do caixa gerado que não seja distribuir aos acionistas, pois se torna difícil ter retornos acima do mercado.
É uma ilusão pensar que as empresas sempre em qualquer situação irão ser capazes de alocar seu capital melhor que o acionista, pois a partir de um dado momento isso simplesmente é impossível, ou elas se tornariam maiores do que a economia do planeta.
Mas de modo geral, qualquer investidor creio eu, defende que caso a empresa tenha um projeto melhor para investir seu dinheiro do que distribuir em formato de dividendos que o faça.
Além disso, é complicado comparar com os EUA, lá por questões de incentivo fiscal grande parte do “dividendo” das empresas é feito no formato de Recompra de Ações. Como os dividendos são tributados, as empresas ao invés de distribuirem caixa, recompram e cancelam suas ações.
Nesse caso é melhor analisar o Shareholders Yield das empresas, que deixa isso bem claro e mostra como as empresas lá migraram de “Dividendos” para “Recompras” por questões fiscais. Ou seja, as empresas “distribuem” muito mais do que parece, só que de outra forma.
E sobre a Apple, ela é uma das maiores pagadoras de dividendos (Em volume financeiro) do planeta (ou a maior), não foram raras ocasiões, e sim uma questão de quando ela começou a pagar.
- fev 2018
- 15 fev
- fev 2018